Metamorphose Fórum

Assuntos relacionados ao sistema operacional Metamorphose Linux, aqui você poderar tirar suas duvidas e dar opiniões.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problemas com o startx

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Problemas com o startx em Sab Out 02, 2010 2:28 am

O comando startx está apresentando uma certa "instabilidade", se você partir da interface de puro texto para a gráfica digitando startx, e usando o drive vesa, verá que algumas coisas simplesmente não funcionarão, isso fora as letras que insistem em permanecer meio miúdas.

Como descobri isso?

Bem, a placa desse aparelho que uso é uma SIS, e por causa disso tenho que usar o drive vesa, e acabei percebendo isso quando tentei usar essa dica:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-10.04-Lucid-Lynx

Mas não dando certo ficou tudo preto, apertei ctrl+alt+backspace e coloquei em vesa. Aí foi que notei... achei... que fosse minha placa de video, aí deixei pra lá (isso com a versão 2.0.1, e com essa versão mais recente aconteceu a mesma coisa). Ai fiquei pensando...

Testei em um Sony Vaio o Metamorphose 2.5, mas o sistema não abriu a interface gráfica. Nele ficava tudo preto, igual tinha ocorrido quando tentei a dica citada anteriormente da SIS, embora esse não tivesse placa de vídeo SIS. Nem me preocupei em anotar o nome da placa, mas o sistema tentou usar o /usr/lib/xorg/modules/drivers/i810_drv.so e ficou nessa tela toda preta, apertei então ctrl+alt+backspace e tentei o comando configurar-video, mas ele insistia em tentar usar o mesmo drive. Então editei o xorg.conf para vesa e usei o comando startx. Como ele apresentava esses estranhos erros após o startx, resolvi abrir o Centro de Controle do Metamorphose para mudar a força a parte de Hardware de Vídeo para drive vesa, mas não adiantava, ele continuava querendo usar o drive i810_drv.so, e assim ficando tudo preto. Como estava apenas testando o Metamorphose em LiveDVD nesse aparelho não pude ver os efeitos reiniciando...

Testei também em um pentium 4 cuja placa de video não era detectada e ele usava automaticamente o drive vesa, já que não ía instalar o sistema sem detectar a placa de vídeo (o drive SIS do outro aparelho me deixou meio com preguiça de tentar fazer funcionar placas de vídeo em linux) então resolvi aproveitar para tentar representar a mesma situação do Sony Vaio apertei ctrl+alt+backspace e depois crtl+alt+backspace novamente na tela de login, acabando por cair na interface de texto e então tentei o comando startx, mas abriu a mesma interface gráfica um pouco defeituosa que havia presenciado com esse comando em outros aparelhos.


Alguma sugestão para corrigir o startx?  No

Ver perfil do usuário http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/metamorphose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum