Metamorphose Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Metamorphose Fórum

Assuntos relacionados ao sistema operacional Metamorphose Linux, aqui você poderar tirar suas duvidas e dar opiniões.

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» Nova Versão 2018
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyDom Abr 08, 2018 12:30 am por Maxmiliano

» Firewall Metamorphose
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyDom Fev 04, 2018 7:33 am por Fabio da Silva Crochik

» Firefox no Linux Metamorphose
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyQui Ago 31, 2017 9:58 am por LINUXMACEIO

» GOSTEI E JÁ COMECEI A DIVULGAR
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyQua Ago 02, 2017 12:25 pm por agnaldo

» Criticas e sugestões
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyQua maio 24, 2017 7:47 pm por R0CK-BR

» Baixar via torrent
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptySeg maio 22, 2017 5:04 am por dantonrenato

» Sistema em .vmx?
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyQui maio 18, 2017 5:49 pm por thilokoo

» problemas com driver de video
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptyTer Abr 25, 2017 1:36 pm por marinaldo

» Portugês PT
Duvidas de instalação (Resolvido) EmptySex Abr 21, 2017 9:37 am por luizbranco

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Duvidas de instalação (Resolvido)

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Duvidas de instalação (Resolvido) Qua Dez 31, 2008 4:15 pm

jabazin



Eu estou rodando o Meta~ por live-cd e estou gostando bastante
qria saber o passo a passo pra fazer a instalaçao.. como fazer swap (axo q eh isso) etc..
se tem como fikar com o meta~+ a outra distro q tem aki no hd
se eh possivel pegar os arkivos da outra distro e passar pra esta apos instalada (pois nao consigo ouvir musica na outra por ex.. e tenho mais de 10GB de arkivos la)
como faço pra alterar de uma distro pra outra se houver a necessidade
se tem como passar os favoritos do mozilla pra ca tb :p

qqr outra duvida q surgir eu pergunto depois Wink

2Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 6:16 am

richex

richex

Olá Jabazin,

Seja muito bem vindo ao forum e fico feliz em saber que está gostando no nosso sistema operacional.

Quanto a instalação do Metamorphose é super simples e intuitivo. Quando voce iniciar o instalador tenha bastante atenção às informações que estão lá que ajudarão bastante.

Sobre a criação da memória swap nao tenha medo, por minha sugestão abra o Gparted como particionador ele é em modo gráfico e muito simples tambem. Voce precisará de uma partição de pelo menos 07GB para instalação do Metamorphose, entretanto quanto mais melhor senao haverá pouco espaço para videos, musicas e arquivos em geral.

É necessário tambem criar uma outra partição para swap, é recomendável que voce crie com o dobro do que tem de memória ram (por exemplo se voce tem 512 MB de ram faça uma swap de 1024 MB ou 1 GB). É só clicar com o botão direito em cima da partição e selecionar a opção, ou seja, se é para redimensionar ou criar outra partição; ainda nas opções que aparecerão com o clique esquerdo do mouse voce poderá escolher o tipo de partição então crie partição swap.

Depois que voce escolher as partições (pelo menos duas sendo uma para o sistema de arquivos e outra para swap) é só clicar em aplicar no painel do Gparted e aguardar que as alterações serão feitas no disco, quando voce fechar o Gparted o instalador irá para a proxima tela.

Ao final da instalação o instalador irá perguntar se voce quer instalar um gerenciador de Boot. É este gerenciador que permitirá a voce acessar outros sistemas operacionais na sua maquina. Selecione o Grub como gerenciador de boot e tambem a opção de instalar na MBR, caso contrário nao dá certo.

O Grub detecta automaticamente outros sistemas operacionais e já coloca tudo no menu para quando voce ligar o computador pode escolher e é desta forma que voce fará para escolher o sistema operacional, reiniciando o computador.

Por exemplo, eu tenho 04 sistemas operacionais na minha maquina:

Código:

Debian Lenny
Epidemic 3.0 Beta I
Metamorphose
Windows XP
Quando inicio o computador aparece uma tela do Grub me perguntando qual sistema quero usar, se nao escolho nenhuma opção ele inicia o Debian o Debian por que é minha primeira opção.

O Metamorphose irá detectar partições do seu HD e configurar tudo para voce poder acessar, no meu caso por exemplo eu acesso normalmente aquivos que estão na partição do windows ou no meu HD de backup. Caso nao consigar depois de instalar é só dizer que eu te ajudo.

Sobre o Mozilla tem como exportar suas preferencias para um arquivo e importar depois.

Acho que é isso, Cool

http://www.comunidadeabiblia.net

3Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 1:54 pm

jabazin



nao estou sabendo como fazer para criar as partiçoes para swap
aparece essa janela

http://img82.imageshack.us/my.php?image=64ca7.jpg

oq eu devo fazer aki para criar as partiçoes?

4Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 2:21 pm

richex

richex

Pelo que pude ver na imagem voce já tem uma partição swap sda 2. Voce precisa tambem selecionar uma partição para instalar o sistema de arquivos.

Se quer uma sugestão vai com o botão direito do mouse na partição /dev/sda3 clique em redimensionar e diminua uns 20GB de espaço nela. Ficará um espaço nao particionado na frente, novamente com o botão direito clique em novo aí selecione o tipo de sistema de arquivos o ext3 é uma boa alternativa depois clica em aplicar e espere que as mudanças sejam feitas no disco.

Esta nova partição receberá um novo nome acho que será sda5 mas aguarde para ver qual o nome da nova partição.

Neste ponto feche o Gparted que irá continuar. O instalador irá perguntar em qual partição voce quer instalar o sistema, então voce seleciona a partição que acabamos de criar e a instalação finalizará em instantes.

Caso contrário me diga se aparece alguma mensagem de erro. Se sim anote a poste o erro aqui com o maximo de dados que voce puder.

http://www.comunidadeabiblia.net

5Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 2:33 pm

jabazin



qnd eu cliko em novo aparece uma msg de erro

"Não é possível criar mais de 4 partições primárias

Se você quiser mais partições, primeiro você deve criar uma partição estendida. Esse tipo de partição pode conter outras partições. Já que uma partição estendida é também uma partição primária, pode ser necessário remover uma partição primária antes."

6Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 4:38 pm

richex

richex

Começamos a progredir. Realmente nao é possivel criar mais de quatro partições primárias para corrigir isso voce deve criar uma partição extendida.

Quando voce criar um novo selecione criar nova partição extendida e dentro da partição extendida voce pode criar outras. Nao se preocupe que funciona do mesmo jeito. Very Happy



Última edição por richex em Sex Jan 02, 2009 4:19 am, editado 1 vez(es)

http://www.comunidadeabiblia.net

7Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 5:30 pm

jabazin



mas essa msg de erro ja aparece logo q eu cliko em novo
nao vi nada de criar partiçao estendida

8Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Qui Jan 01, 2009 8:24 pm

jabazin



http://img155.imageshack.us/my.php?image=partnn0.jpg

9Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 4:24 am

richex

richex

Olá jabazin,

Isso está acontecendo, por que voce já tem 04 partições primárias. Então faça o seguinte exclua a partiçaõ swap (/dev/sda2), depois tente criar a partição extendida no espaço nao particionado de 146,48 GB que voce liberou. Resumindo:

01 - Exclua a partição swap
02 - Crie uma partição extendida do tamanho total do espaço vazio (146,46 GB)
03 - Crie uma partição swap de 1024 MB (1 GB)
04 - Crie uma partição em ext3 para instalação do sistema.

----------------

http://www.comunidadeabiblia.net

10Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 12:11 pm

jabazin



o espaço q sobro q tinha da swap q eu exclui faz oq?
tem como colokar esse espaço em alguma outra partiçao?

11Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 6:07 pm

richex

richex

Fica a seu critério, a questão é que como voce já tinha quatro partiçoes primárias nao tinha como criar outra, Entao disse para voce excluir a swap para que voce pudesse criar uma partiçaõ, entende? Se eu pedisse para excluir outra partição voce poderia tambem ter excluído arquivos importantes e se excluisse a swap e depois criasse de novo em outro lugar nao haveria problema

Quanto ao espaço que ficou quando voce excluiu a swap voce pode deixar como está, ou se voce é criterioso como eu pode redimensionar a partição que está antes (/dev/sda1) para assumir esse lugar que está em vazio.

Cool

http://www.comunidadeabiblia.net

12Duvidas de instalação (Resolvido) Empty Re: Duvidas de instalação (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 6:18 pm

jabazin



ok muito obrigado
aki ja ta instalado e rodando
soh tem mais uma duvida q colokei em um outro topico

obrigado novamente

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos