Metamorphose Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Metamorphose Fórum

Assuntos relacionados ao sistema operacional Metamorphose Linux, aqui você poderar tirar suas duvidas e dar opiniões.

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» Nova Versão 2018
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyDom Abr 08, 2018 12:30 am por Maxmiliano

» Firewall Metamorphose
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyDom Fev 04, 2018 7:33 am por Fabio da Silva Crochik

» Firefox no Linux Metamorphose
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyQui Ago 31, 2017 9:58 am por LINUXMACEIO

» GOSTEI E JÁ COMECEI A DIVULGAR
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyQua Ago 02, 2017 12:25 pm por agnaldo

» Criticas e sugestões
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyQua maio 24, 2017 7:47 pm por R0CK-BR

» Baixar via torrent
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptySeg maio 22, 2017 5:04 am por dantonrenato

» Sistema em .vmx?
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyQui maio 18, 2017 5:49 pm por thilokoo

» problemas com driver de video
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptyTer Abr 25, 2017 1:36 pm por marinaldo

» Portugês PT
Trocar de partiçao (Resolvido) EmptySex Abr 21, 2017 9:37 am por luizbranco

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Trocar de partiçao (Resolvido)

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Trocar de partiçao (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 4:49 pm

jabazin



eu consegui instalar o meta~ porem nao estou conseguindo usar a outra distro q tem no pc
qnd eu ligo o pc aparecem algumas opçoes alem de começar com o meta
mas em nenhuma das outras eu consigo entra na outra distro
tem como mudar mesmo apos ja estar em funcionamento?
por ex.. passar do meta para a outra distro?



Última edição por jabazin em Dom Jan 04, 2009 3:00 pm, editado 1 vez(es)

2Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 6:54 pm

richex

richex

Olá jabazin,

Se entendi bem, voce tem outra distribuição instalada no computador e nao consegue iniciar por ela é isto? Qual a distribuiçao? Qual o erro?

http://www.comunidadeabiblia.net

3Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 7:18 pm

jabazin



eh uma distro q veio qnd eu comprei o pc
"insigne"
nao sei direito ql eh o erro.. mas qnd ligo o pc aparece pra escolher entre o meta~ , duas opçoes (q nao lembro agora oq eh, algo com o debian) mas essas duas aparecem uma msg de erro, e uma opçao para fazer teste de memoria...

4Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 7:27 pm

richex

richex

Estranho por que o Grub detecta outros sitemas operacionais e mesmo quando tem erro ele detecta alguma coisa, pode ser que enquanto voce tentava particionar corrompeu a partição. Faça o seguinte abra um terminal (Konsole) e digite o comando

Código:
# sudo kedit /boot/grub/menu.list

Esse comando irá abrir um editor de texto com as opções que o gerenciador de boot criou. Copie e cole o conteúdo do arquivo. Depois feche a janela sem fazer nenhuma alteração no arquivo.

http://www.comunidadeabiblia.net

5Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sex Jan 02, 2009 7:35 pm

jabazin



abre uma janela em branco somente ;\

http://img184.imageshack.us/my.php?image=88938039aq5.jpg

6Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Lilo ou Grub Sáb Jan 03, 2009 4:11 am

richex

richex

Na hora de instalar o Gerenciador de boot voce instalou o Grub como eu falei? Ou instalou o Lilo. Se voce instalou o Grub este arquivo nao pode estar em branco.

Caso voce tenha instalado o lilo o comando para abrir o arquvio o comando é:

Código:

# kedit /boot/lilo/lilo.conf

http://www.comunidadeabiblia.net

7Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sáb Jan 03, 2009 1:17 pm

jabazin



nao.. tenho ctza q foi o grub q eu instalei
tanto eh q o arquivo do lilo tb esta em branco

8Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sáb Jan 03, 2009 1:39 pm

richex

richex

Me desculpe só agora que me dei conta, o comando que te passei está errado, o correto é:

Código:
# kedit /boot/grub/menu.[b]lst[/b]

Eu troquei lst por list Rolling Eyes Razz

http://www.comunidadeabiblia.net

9Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sáb Jan 03, 2009 1:57 pm

jabazin



agora deu certo..

apareceu:

default 0
timeout 9
color cyan/blue white/blue
gfxmenu (hd0,5)/boot/message

title Metamorphose Linux
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-1-686 root=/dev/sda6 ro nomce quiet apm=power-off splash vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-1-686

title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (sda1)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot

title Debian1 ()
root #lenny/sid)
kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
savedefault
boot

title memtest86
root (hd0,5)
kernel /boot/memtest86.bin

10Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sáb Jan 03, 2009 7:18 pm

richex

richex

Olá amigo,

Pelo que vi voce tem uma outra distribuição Base Debian em seu HD, o Grub nao identificou qual distribuição, mas detectou que é debian. Vamos alterar a entrada referente a partição e vejamos se assim inicia.

A entrada está desta forma:

Código:

title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (sda1)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot

Para que voce nao perca o original acrescente no final do arquivo as linhas abaixo desta forma (voce pode até recortar e colar que da certo). Salve o arquivo, feche e reinicie o computador

Código:

title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (sda1)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-8-generic root=/dev/hda1 ro splash=silent quiet vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot


Quanto às linhas abaixo voce nao precisa se preocupar com elas por enquanto. Então faça o seguinte adicione um sustenido (#) no começo da linha para comentá-la, desta forma nao aparecerá no menu ficando mais enxuto pra voce.
Código:

# title Debian1 ()
# root #lenny/sid)
# kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
# savedefault
# boot

# title memtest86
# root (hd0,5)
# kernel /boot/memtest86.bin

Um abraço Cool

http://www.comunidadeabiblia.net

11Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Sáb Jan 03, 2009 10:20 pm

jabazin



nao adiantou nd
eu colokei do jeito q vc falou

default 0
timeout 9
color cyan/blue white/blue
gfxmenu (hd0,5)/boot/message

title Metamorphose Linux
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-1-686 root=/dev/sda6 ro nomce quiet apm=power-off splash vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-1-686

title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (sda1)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-8-generic root=/dev/hda1 ro splash=silent quiet vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot

#title Debian1 ()
#root #lenny/sid)
#kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
#savedefault
#boot

#title memtest86
#root (hd0,5)
#kernel /boot/memtest86.bin

e qnd eu tento entrar pela outra distro aparece a tela de abertura:

http://img76.imageshack.us/my.php?image=1000483rb6.jpg

e depois fika travado nessa tela:

http://img129.imageshack.us/my.php?image=1000485ml6.jpg

12Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Dom Jan 04, 2009 9:43 am

richex

richex

Olá amigo,

Sinceramente eu estou aprendendo muito com voce, e é importante para o desenvolvimento do Metamorphose resolver logo isto. Muito obrigado pela sua paciencia.

Vamos tentar de outra forma/ vamos tentar copiar copiar o menu.lst orignal do seu outro sistema operacional abra um terminal e faça o seguinte:

$ sudo su (para abrir como root)

Já como root vamos montar a partição do insigne
# mount /dev/sda1

Vamos entrar no menu.lst original do inisigine

# kedit /mnt/sda1/boot/grub/menu.lst

isto abrirá o kedit com as entradas do insigine de quando ele foi instalado no hd orignalmente (antes do Meta).

Agora voce irá abrir o menu.lst do Meta~ que está instalado agora na sua MBR (registro mestre do Hd)

# kedit /boot/grub/menu.lst

Copie às entradas referentes ao insigine (originais) e cole no final do arquivo que voce acabou de abrir, então é só salvar e fechar. Reiniciar o computador e tentar de novo.

Vamos lá?

http://www.comunidadeabiblia.net

13Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Dom Jan 04, 2009 3:02 pm

jabazin



agora deu certinho ;D
obrigado mais uma vez pela ajuda richex

e soh mais duas perguntas por enqnt :p
pra trokar de distro tenho q reiniciar sempre o pc ou tem algum tipo de comando pra trokar mais rapido?
e tem como rodar as 2 ao msm tempo?

14Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Seg Jan 05, 2009 9:50 am

richex

richex

Para trocar de sistema voce tem mesmo que reiniciar o computador e nao tem como rodar dois sistema ao mesmo tempo, pois o núcleo do sistema operacional faz um mapeamento do seu hardware e nao compartilha isso com outro sistema operacional.

Sem querer abusar da sua humildade poste como ficou o seu menu.lst, o que voce está usando agora e deu certo. Com está informação o Ailton poderá vcer como o grub do Metamorphose deveria ter configurado para iniciar o Insigine corretamente.

Código:

# kedit /boot/grub/menu.lst

Um abraço,

http://www.comunidadeabiblia.net

15Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Ter Jan 06, 2009 10:47 am

jabazin



default 0
timeout 9
color cyan/blue white/blue
gfxmenu (hd0,5)/boot/message

title Metamorphose Linux
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-1-686 root=/dev/sda6 ro nomce quiet apm=power-off splash vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-1-686

title Insigne Momentum 5.0
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-8-generic root=/dev/sda1 ro vga=791 splash=silent
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot

#title Debian1 ()
#root #lenny/sid)
#kernel /boot/vmlinuz ro quiet vga=791
#savedefault
#boot

#title memtest86
#root (hd0,5)
#kernel /boot/memtest86.bin




Wink

16Trocar de partiçao (Resolvido) Empty Re: Trocar de partiçao (Resolvido) Ter Jan 06, 2009 11:49 am

richex

richex

Olá Jabazin,

Eu já desconfiava disso, mas preferi fazer voce copiar as entradas originais e colar no Grub do Metamorphose pois assim tinha mais certeza que daria certo. Se voce observar bem na terceira linha (que começa co Kernel /boot/vml...) note que o comando que deu certo aponta para /dev/sda1' ao invés de '/dev/hda1.

Compare abaixo a diferença entre as duas entradas, a primeira é a original do Insigne e a outra foi meu teste:


title Insigne Momentum 5.0
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-8-generic root=/dev/sda1 ro vga=791 splash=silent
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot
----------------------------------------------------------------------------------
title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (sda1)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-8-generic root=/dev/hda1 ro splash=silent quiet vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-8-generic
savedefault
boot


Ainton,
É urgente a correção deste bug na configuração do Grub comigo aconteceu o mesmo, só que consegui corrigir manualmente, entretanto eu tinha uma instalação do Debian Lenny e nao consegui iniciar. O debian estava instalado em Ext3 e nao consegui de jeito nenhum abrir.

http://www.comunidadeabiblia.net

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos