Bom dia à todos! Obrigado pelas opiniões e ajudas citas.
Bem, estou utilizando neste momento o Ubuntu e ele está me surpreendendo e superando minhas expectativas.
Acho que tive um pouco de azar na minha primeira utilização do Metamorphose mas isto é bom para que os desenvolvedores aprimoresm algumas coisas que achei que precisavam ser melhoradas.
Aos programadores do SO Metamorphose:
Algumas colocações:
- Meu teclado é Estados Unidos (Internacional), de acordo com o Windows. No Ubunto é "USA-Alternative Internacional (former us_intl)"
- Meu monitor tem por resolução 1600x900.
Fica aí então duas sugestões para que os programadores; uma que incluam a possibilidade de aumentar a resolução do monitor no sistema operacional e outra para que incluam o pacote de idioma do teclado.
Estou usando a versão 10.04.1 do Ubuntu e a instalação foi como se fosse a do Windows pois eu praticamente não tive que configurar nada durante a instalação a não ser fuso horário, idioma do teclado e escolher o HD no qual o SO seria intalado. Não tive que configurar "swap", partições no HD, GParted, modem ou coisas que, pra mim que sou novato e leigo na plataforma Linux, não faço a mínima idéia do que seja. A resolução do monitor já se configurou automaticamente no início do processo de instalação sem que eu tivesse que configurá-lo.
Achei o Ubuntu bem mais intuitivo e prático no processo de instalação do que o Metamorphose. Não que eu seja preguiçoso para configurar pois nasci na época do Windows 3.11 em inglês, na era dos 386 e 486 50/60/100 MHz onde tudo tinha que ser configurado por jumpers na placa mãe e que na maioria das vezes não vinha com manual ou se vinha era em inglês e tudo era configurado no MS-Dos através de comandos para que o sistema funcionasse corretamente e tudo isto dava um trabalhão danado mas a gente sempre conseguia configurar e deixar tudo certinho.
Minha conclusão é que o Metamorphose precisa ser melhorado em alguns quisitos, não querendo desmerecer, mas é para isto que serve este espaço e as críticas e sugestões pós ajustes podem torná-lo um dos sistemas operacionais mais usados no Brasil. Acho que o Linux pode sim se tornar um fortíssimo concorrente dos sistemas operacionais da Microsoft pois vem crescendo o número de adeptos a cada dia desses chamados softwares livres. E por que não dizer que pode ultrapassar o número de usuários do sistema Windows também? Sim, conforme as pessoas indiquem uns para os outros e divulguem-no sua fama e a curiosidade de muitos, como eu, faz dessa curiosidade uma forma de deixar mais de lado os velhos métodos e pacotes que nos são "enfiados" obrigatoriamente pelo sistema capitalista que visa apenas o lucro e não a satisfação do usuário ou de uma comunidade como um todo como faz o Linux.
Enfim, vejo o Linux e defino-o até agora como um sistema operacional com a seguinte frase: "Fazer o bem sem olhar a quem".