Metamorphose Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Metamorphose Fórum

Assuntos relacionados ao sistema operacional Metamorphose Linux, aqui você poderar tirar suas duvidas e dar opiniões.

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Últimos assuntos
» Nova Versão 2018
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyDom Abr 08, 2018 12:30 am por Maxmiliano

» Firewall Metamorphose
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyDom Fev 04, 2018 7:33 am por Fabio da Silva Crochik

» Firefox no Linux Metamorphose
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyQui Ago 31, 2017 9:58 am por LINUXMACEIO

» GOSTEI E JÁ COMECEI A DIVULGAR
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyQua Ago 02, 2017 12:25 pm por agnaldo

» Criticas e sugestões
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyQua maio 24, 2017 7:47 pm por R0CK-BR

» Baixar via torrent
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptySeg maio 22, 2017 5:04 am por dantonrenato

» Sistema em .vmx?
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyQui maio 18, 2017 5:49 pm por thilokoo

» problemas com driver de video
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptyTer Abr 25, 2017 1:36 pm por marinaldo

» Portugês PT
Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose EmptySex Abr 21, 2017 9:37 am por luizbranco

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Permissões em arquivos, diretórios e partições no metamorphose

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Natan



Tenho encontrado, vez por outra, um probleminha de permissões no ambiente do meta. As vezes trabalhando com arquivos no BrO não tenho permissões de gravar em uma partição fat32. Outro momento, por meio do ícone Home, abro o gerenciador de arquivos e aí vou montar uma partição e o sistema diz que não tenho o Hal. Pelo synaptic o Hal está instalado. Então eu abro o gerenciador de arquivos por meio do ícone Meu Computador e aí partição pode ser montada e acessada normalmente como usuário meta, com acesso para leitura e escrita. Aí copio algum arquivo salvo no /home/meta para a partição desejada. Alguém sabe como resolver isso? Inserindo opções no etc/fstab no metamorphose acho que não é possível, já que a cada boot o fstab volta a versão anterior. Obrigado pela atenção.

richex

richex

Este tipo de problema com permissão pode ser resolvido apenas alterando o arquivo /etc/fstab. Poste o seu fstab e vejamos o que pode ser feito. Abra um terminal como root e faça o comando:

Código:

# kwrite /etc/fstab

Copie e cole o conteúdo aqui. Sobre ele voltar ao formato anterior, isso nao acontece sozinho.; voce deve ter feito algum comando para restaurar o backup.

http://www.comunidadeabiblia.net

Natan



Meu fstab é este:
# /etc/fstab: static file system information
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>

# adicionado por metamorphose /dev/sda6
/dev/sda6 / reiserfs defaults 0 1

# adicionado por metamorphose /dev/sda1
/dev/sda1 /mnt/sda1 auto noauto,users,exec 0 0

# adicionado por metamorphose /dev/sda2
/dev/sda2 /mnt/sda2 auto noauto,users,exec 0 0

# adicionado por metamorphose /dev/sda3
/dev/sda3 /mnt/sda3 auto noauto,users,exec 0 0

# adicionado por metamorphose /dev/sda5
/dev/sda5 /mnt/sda5 ext3 noauto,users,exec 0 0

# adicionado por metamorphose /dev/sda7
/dev/sda7 none swap sw 0 1

# adicionado por metamorphose
/dev/cdrom /media/cdrom udf,iso9660 user,noauto 0 0

sys /sys sysfs noauto 0 0
/dev/pts /dev/pts devpts mode=0622 0 0
usbfs /proc/bus/usb usbfs defaults 0 0

Obrigado pela atenção.

richex

richex

Voce deve acrescentar a opção umask=000 na linha referente à partição fat. Por exemplo ser for a sda2

Agora está assim:


# adicionado por metamorphose /dev/sda2
/dev/sda2 /mnt/sda2 auto noauto,users,exec 0 0

Então voce deve deixar assim:


# adicionado por metamorphose /dev/sda2
/dev/sda2 /mnt/sda2 vfat noauto,users,exec,umask=000 0 0

Se quiser tambem que a partição seja montada automaticamente no boot é so mudar outra opção de noauto para apenas auto. Ficando assim:


# adicionado por metamorphose /dev/sda2
/dev/sda2 /mnt/sda2 vfat auto,users,exec,umask=000 0 0


Nota:

Se for partição fat: umask=000
Se for partição nftg: umask=0

http://www.comunidadeabiblia.net

Natan



Fiz como richex indicou, pelo terminal, como root, salvei o arquivo e reiniciei o pc, mas quando abri o fstab ele estava sem as opções como foram colocadas por mim. O fstab que salvei agora está no fstab.old.
Obrigado pela força, valeu richex.

Natan



Já fiz várias tentatiras de mudar as permissões de alguns arquivos e diretórios em uma partição fat32, mas não tive sucesso.
Usei chmod e chown mas nenhum comando foi capaz de alterar as permissões para o usuário, mesmo como root. Veja um resumo abaixo:

meta@NATAN:/mnt$ su
Senha:
root@NATAN:/mnt# chown meta:meta /mnt/sda3
chown: mudando permissões de `/mnt/sda3': Operação não permitida
root@NATAN:/mnt# cd sda3

root@NATAN:/mnt/sda3/meusdoc# ls
teste.doc
Teste do Office.doc
teste.odp

root@NATAN:/mnt/sda3/meusdoc# chown meta:meta teste.doc
chown: mudando permissões de `teste.doc': Operação não permitida
root@NATAN:/mnt/sda3/meusdoc# chown 1000:1000 teste.doc
chown: mudando permissões de `teste.doc': Operação não permitida

root@NATAN:/mnt/sda3/meusdoc# chmod 777 teste.doc
root@NATAN:/mnt/sda3/meusdoc# chmod 666 teste.doc

Esse arquivo teste.doc após esses comandos continuam só abrindo no BrO só para leitura.

Obrigado pela atenção.

richex

richex

Tenta então:


# chmod +x nomedoarquivo.doc

http://www.comunidadeabiblia.net

Natan



O comando chmod +x também não mudou as permissões nem de um arquivo nem de uma pasta.
Tá difícil trabalhar com o meta desse jeito as partições ficam bloqueadas para gravação. Se não mudar na nova versão do meta vou usar só o Big Linux que está mais amigável nesse aspecto.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos