Olá pessoal, tudo bem?
Esta é minha primeira postagem aqui no fórum, e espero que sejam muitas
.
Primeiramente gostaria de parabenizar os desenvolvedores pela ótima qualidade da distro, que com certeza promete ser uma das melhores nacionais.
Gostaria de relatar minhas experiências com a versão 1.5+ do Metamorphose.
Estou relatando o uso do sistema através do LiveDVD em um notebook HP DV2665BR, outro Acer 5920-6080 e um desktop da Itautec (utilizo no trabalho e não me lembro o modelo corretamente de cabeça).
Vale lembrar que meu foco maior é em uma distro com várias opções já configuráveis de servidores, pois as utilizo com freqüência em meu trabalho (Squid+Dansguardian e/ou SquidGuard+Sarg, Apache+php+MySQL, Samba (com permissões por usuário), servidor de imagens clonezilla, VNCServer, NXServer, SSH através do putty (tanto linux quanto windows), etc).
Seguem abaixo alguns problemas encontrados, e sugestões para as próximas versões.
- Os botões de volume e "mudo" dos laptops não funcionam, isso deveria ser configurado na próxima versão;
- Seria interessante a opção de uso/instalação do VirtualBox como alternativa para utilizarmos máquinas virtuais;
- VMWare player dá erro ao rodar do DVD;
- Senti falta do navegador Chrome como opção;
- Krdc fecha sozinho, sem ao menos mostrar a tela do computador acessado remotamente;
- VNCviewer apresenta imagem ruim (quadrados cinzas) funcionando em modo tight, usando sem compressão fica perfeito;
- Faltou alguma opção de filtro familiar de conteúdo para a segurança dos pequenos, poderia ser o Squid+DansGuardian ou Squid+SquidGuard, por exemplo;
- A senha de root poderia ser trocada para uma mais pequena, por exemplo "meta", pois quando precisamos acessar o terminal várias vezes como root e erramos a senha fica trabalhoso ter que ficar digitando tudo novamente;
- Senti falta da opção de instalação do sistema diretamente de dentro do Windows;
- O NXServer e o VNCServer poderiam vir com opções de instalação, e já configurados com o básico pra rodar;
- Compiz e Beryl não funcionaram em nenhum caso, inclusive apresentando uma tela branca e foi necessário reiniciar o X para normalizar;
- Deveriam ter mais programas para desenvolvimento web, como o Amaya, por exemplo;
- Os jogos da série Tux e GCompris poderiam vir configurados para rodar direto do DVD;
- A rede não "sobe" corretamente ao usar IP fixo, sendo necessário usar o ifconfig e reiniciar o X;
- Sysinfo:/ não abre;
- Tive problemas com acentuação no Logmein (Linux acessando Vista x64) os caracteres á ã é simplesmente não aparecem, isso abrindo o Writer na máquina acessada;
- Clamav não atualiza;
- Poderia vir instalado o AVG 8.5 como segunda opção de antivirus;
- Os ícones do desktop e do menu poderiam ser melhor organizados, pois os ícones ficam dispersos aleatoriamente no desktop e os menus do KDE ficam totalmente bagunçados, poderiam ser colocados em ordem alfabética;
- O sistema não reconheceu automaticamente minha placa wireless Krazer KR5214 (no Ubuntu e Kubuntu Karmic ela é reconhecida como RT2800).
Bem pessoal, estou usando o sistema a pouco tempo, e caso surjam mais dúvidas ou sugestões voltarei a comentar.
Abraços, e bom Linux a todos,
Claudio